Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

News - Faixa racista pode prejudicar candidatura russa para Copa de 2018

Segundo o jornal inglês “The Sun”, uma faixa racista exposta por torcedores russos na partida entre Lokomotiv Moscou e West Brom pode prejudicar a candidatura do país a sede da Copa do Mundo de 2018.
Os torcedores do Lokomotiv Moscou levaram faixas ofensivas ao jogador nigeriano Peter Odemwingie, contratado pelo West Brom. O atacante assinou com o clube inglês na semana passada. Uma das faixas tinha uma banana e um agradecimento ao West Brom por ter contratado o jogador.
O Ministro dos Esportes da Inglaterra, Hugh Robertson, criticou a atitude. "O racismo não tem lugar no futebol ou no desporto em geral. Mas se houver provas de que tenha tido lugar, espero que as autoridades competentes adotem uma linha dura", disse ao jornal.
Autoridades russas afirmaram se tratar de uma piada. Um porta-voz da embaixada russa em Londres afirmou que não vê razão para dramatizar o assunto. “Na gíria estudantil russa, “tomar uma banana” significa falhar em uma prova e Odemwingie era criticado pelos torcedores”.
O presidente da Federação de Torcedores de Futebol, Kevin Miles, também criticou o ato de racismo. "Eu não posso ver como um país com esse tipo de preconceito pode ser seriamente considerado adequado para receber uma Copa do Mundo".
Grupos de militantes anti-racismo também questionaram as reivindicações da Rússia para sediar o Mundial. Eles pediram que a Fifa ignore a candidatura russa e que as autoridades russas investiguem o ato de racismo.
Fonte: Abril Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário