Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Cores


Diferentes cores de cabelo, de pele, roupas, não importa, somos todos iguais e temos os mesmos direitos.
O vídeo é baseado nesta ideia acompanhado de uma divertida música espanhola.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como combater?

O RACISMO?

Para combater o racismo, é preciso que a vítima não se cale por medo ou timidez. Existem diferentes formas de denunciar o racismo. A maneira mais comum é prestar queixa na delegacia policial mais próxima.

Além disso, no Brasil existem 65 instituições de apoio para prestar queixa sobre qualquer tipo de discriminação racial. O estado que tem mais entidades é São Paulo, com 24. As instituições são as mais variadas: sindicatos, partidos políticos, igrejas, grêmios e centros de pesquisa universitária, sendo que a maioria são Organizações não Governamentais (Ongs).

É importante que as pessoas afetadas busquem orientação nas delegacias e instituições voltadas para a temática. Além disso, existem ferramentas para quem quiser denunciar um ato de discriminação sem se expor. Uma delas é o site denunciar.org.br, que recebe denúncias anônimas não só de discriminação racial, como de pornografia infantil e violações dos direitos humanos, repassando às autoridades.

Uma outra alternativa é o telefone do Disk Racismo é (0xx21) 3399-1300, situado no Rio de Janeiro. Entretanto, mesmo a pessoa estando em outro estado, pode utilizar tal serviço. A denúncia será encaminhada.


FONTE: Inclusão Social

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Navegando...(Blog ou Twitter?)

Um garoto não quer saber mais de twitter, justificando com que a internet produz cérebros sob medida para mentes superficiais.
Mas não podemos também cortar todas as ferramentas de relacionamentos na internet, elas são muito essenciais quando se trata de amigos ou até mesmo de comunicação. Nós só precisamos ter os cuidados para não caírmos em besteiras, comentado no texto abaixo. Por isso, nunca tome medidas drásticas demais, podem ser piores pra você. (:


 

Navegando...(Por que pesquisar isto?/O google)

Antes de pesquisarmos algo, devemos nos perguntar o porque. Por quê? Para nós não sermos enganados, para termos segurança no que acessamos e para nós não ficarmos falando notícias falsas e mentirosas. Por isso na hora de pesquisar devemos perguntar QUEM?, POR QUÊ?, O QUÊ?, QUANDO? e ONDE?.

E o google está totalmente relacionado a isto. Quando buscamos informações no google, não temos estes cuidados, o que é errado. Isto pode afetar nosso conhecimento e nos prejudicarmos.

Claro que restringir o computador em casa é uma medida muito drástica, mas temos de ter estes cuidados, sempre, até aqui neste blog, por exemplo.

Navegando...(Pesquisa na Rede/Conteúdos Inadequados)

Às vezes pensamos que procurar informações na internet é mais rápido à procurar em livros. Será?
Pesquisas e testes foram feitos e nos revelaram que a enciclopédia na biblioteca é muito mais eficiente que procurar em sites de busca.
O que falta hoje é mais esforço, vontade em procurar coisas do livros, acumular conhecimento.
Nosso trabalho é baseado em informações da net sim, mas não deixamos de usar um livro sobre o tema preconceito.
Já os 4 passos para evitar crianças de acessarem conteúdos inadequados são: o diálogo, o controle, a escola e a presença.(Fonte:Rosilei Vilas Boas). Estes quatro elementos são essenciais para aumentar a confiança dos pais em seus filhos.

Avaliação

Nome Completo: Gabriel Caride Gomes/ 9m2

Pesquisa e mapa: (x)sim ( )não

Postagens e comentarios constantes e adequados: (x)sim ( ) não

Enquete: (x)sim ( ) não

Template, desing e layout: (x)sim ( ) não

Conclusão e relação da arte com a temática da pesquisa: (x)sim ( ) não

Jogo ou entreterimento: (x)sim ( ) não


Nome : Pedro Henrique de Medeiros - 9M2

Postagens e comentários constantes e adequados (x)sim ( )não

Enquete (x) sim ( ) não

Template, Desing e layout ( ) sim (x) não

Conclusão e relação da arte com a temática de pesquisa (x) sim ( ) não

Jogo ou entretenimento (x) sim ( ) não

Nome : Felipe Nunes dos Santos - 9M2
Postagens e comentários constantes e adequados (x)sim ( )não

Enquete (x) sim ( ) não
Template, Desing e layout ( ) sim (x) não

Conclusão e relação da arte com a temática de pesquisa (x) sim ( ) não

Jogo ou entretenimento (x) sim ( ) não




domingo, 26 de setembro de 2010

O preconceito não tão abordado...

...contra idosos
"Os velhos não servem pra nada. São um peso para a família!" "Não tenho paciência com a minha avó!" Frases como essas eram comuns entre os jovens de 13 a 15 anos das turmas de 7ª série da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Timóteo, região do Vale do Aço de Minas Gerais.

O preconceito contra o idoso está presente nessa sociedade e, com freqüência, é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo.

Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria. De forma oposta, no ocidente, é notado pela alteração de algumas funções orgânicas. O próprio adjetivo “velho” nos dicionários figura como: obsoleto, antiquado e gasto pelo uso, mas esquecemos que na linguagem coloquial “meu velho” traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo – este é o real significado do envelhecimento.
Esse é mais um desafio para a sociedade brasileira. Vejo com otimismo as iniciativas e as campanhas de marketing dirigidas ao cidadão da terceira idade, que denotam a inserção do idoso no prazer de consumir, de seguir moda, de ter produtos voltados às suas necessidades, de ter acesso ao crédito - sem críticas, sem marginalização e com muito respeito.
MAS POR QUÊ?
No Brasil, não respeitamos os mais velhos. Em outras culturas, a idoso é visto como sábio. Aqui na nossa terra, o idoso é visto como iválido, ultrapassado, careta e etc.
Antigamente os idosos recebiam uma atenção melhor de seus filhos. Hoje em dia, os filhos já não têm mais aquele amor, ou pelo menos, afeto pelos idosos.
Nossa cultura valoriza muito a juventude, pelo histórico de país jovem e, sobretudo, por conta dos recentes estudos que apontam o grande potencial de consumo dos adolescentes.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Navegando e Naufragando - (Internet nas Escolas/Aula de Biblioteca)

A importância da internet na Escola

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós.

Não é preciso nós evitarmos a internet, mas temos que fazer a diferença entre o material no papel e o que você encontra nos sites de internet.

Mas o que preocupa as escolas são a falta de esforço de procurar informações  nos livros e nas bibliotecas.
O estudante deve tanto pesquisar informações nos seus livros quanto na internet, algo que não pode virar um vício.
Por isso as escolas prescisam conscientizar seus alunos sobre a importância dos livros.
Nosso trabalho, por exemplo, é uma mistura entre o conhecimento que nós tivemos nas escolas e a pesquisa da internet.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Preconceito contra idosos?

Vídeo que mostra para as pessoas que têm preconceito com idosos o quanto importante é aproveitar a vida, e para o próprio idoso acabar com o seu julgamento de que não tem mais idade para se divertir.
Para aproveitar a vida não há limites de idade! Vale a pena assistir! 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mudanças no blog!

Ontem não foi postado o quadro CHARGE DA SEMANA e este não será mais produzido. Em seu lugar estreará o quadro "Como combatemos?", que irá ser postado na próxima segunda-feira.

sábado, 18 de setembro de 2010

O preconceito não tão abordado...

...contra portadores de HIV

Apesar das constantes campanhas de conscientização sobre a Aids e as formas de contágio, o preconceito contra pessoas soropositivas ainda persiste, até mesmo nos núcleos familiares.

É o que mostra uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde. Foram ouvidas 8 mil pessoas em todas as regiões do país.

A responsável técnica pelo Programa Estadual DST/AIDS no Rio Grande do Norte, Carla Glenda Souza, reconhece que a doença ainda é um estigma social. "Entretanto, não podemos deixar de lutar”, diz.

Segundo ela, o primeiro caso de Aids no estado foi registrado em 1983, há 25 anos. Mesmo depois desse tempo todo ainda há muita desinformação das pessoas em relação à doença.
“Apesar das campanhas de esclarecimento realizadas, ainda existem muitas pessoas que acham que é possível contrair a doença através da picada de um mosquito”.

Glenda Souza esclarece que o "portador pode conviver normalmente com a sociedade sem oferecer risco”.
Em relação ao tratamento, Carla Glenda destaca que os avanços são significativos. “Avançamos no medicamento e na assistência das ações sociais voltadas para a população”.
MAS POR QUÊ?
Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos.
Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção deve se tornar um hábito diário de nossas vidas.




segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mapa Conceitual - Preconceito

CHARGE DA SEMANA

Respeito...


O QUE É?
O respeito juntamente denota um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento especifico de consideração pelas qualidades reais do respeitado (Ex: Eu respeito o julgamento dela). Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito.
Precisamos ter respeito ao próximo!

FRASES

"Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito." (Joseph Joubert)

"É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei."(Henry David Thoreau)

"Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por sí próprios." (Leon Trotsky)

"O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão." (Karl Marx)

sábado, 11 de setembro de 2010

O preconceito não tão abordado...

...contra obesos
Levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizado pela Toledo & Associados aponta que comprar roupas, subir escadas, amarrar sapatos, são algumas dificuldades encontradas pelos obesos no País, que ainda sofrem com preconceito em transportes públicos, no trabalho, na escola, entre outro lugares. O levantamento revela números surpreendentes sobre obesidade, que vem crescendo vertiginosamente no mundo. Atualmente, 3% da população brasileira é composta por obesos mórbidos, sendo 4% de mulheres e 2% de homens, com grande penetração nas classes A e E. Outra comprovação é de que mais da metade da população está com sobrepeso.

O estudo apurou dados sobre comportamento e hábitos dos indivíduos com grau elevado de obesidade, revelando preconceito e dificuldades por que passam no dia-a-dia. 73% dos entrevistados disseram ter alguma dificuldade em realizar atividades cotidianas como comprar roupas (53%), praticar esportes (42%), subir escadas (38%), amarrar sapatos (35%), passar em roletas (17%), entre outros dados. A dimensão da pesquisa permitiu que fossem mapeados dados de indivíduos com sobrepeso, obesidade leve e moderada. Esses números tornam-se mais preocupantes quando se sabe que 66% dos indivíduos com sobrepeso estão na faixa etária entre 18 e 25 anos.

Além de passarem por dificuldades cotidianas, os obesos enfrentam um problema ainda mais grave: o preconceito. Segundo a pesquisa, os locais mais freqüentes são: transportes em geral (31%), escola e trabalho (28%), em casa (26%), entre outros. No caso de obesos mórbidos o preconceito em transportes chega a 52%. A pesquisa foi realizada em 2.179 residências de municípios espalhados pelo País. Foram entrevistadas pessoas de todas as classes, com idades entre 18 e 65 anos.
MAS POR QUÊ?
Um dos grandes problemas enfrentados pelos obesos nos dias de hoje, além dos já citados com relação às doenças, é a discriminação criada pela visão estética do apelo social "dito" moderno. A moda, a mídia e tudo o mais é, na atualidade voltada ao corpo escultural. Como isso, o gordinho acaba sendo visto como uma pessoa preguiçosa, que não gosta de fazer exercício e está acima do peso porque quer gerando um certo preconceito.







quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Preconceito?

Finalmente o vídeo que nós produzimos ficou pronto e agora viabilizado para todos assistirem, ontem não deu pra postar. É um vídeo de alerta sobre a situação do mundo, um apelo para a melhora do planeta. Vale a pena assistir!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

News - Milhares de franceses protestam contra deportação de ciganos

Milhares de pessoas saíram neste sábado às ruas de cidades francesas e de outros países da Europa para expressar indignação pelas deportações de ciganos decretadas pelo presidente Nicolas Sarkozy, a quem culpam de propagar a xenofobia com essas políticas.

Paris foi o epicentro de um dia de mobilização que se estendeu por inúmeras cidades francesas, às quais se somaram concentrações em frente a embaixadas e consulados em algumas capitais da União Europeia (UE).

Os protestos foram convocados por ONGs e contaram com a adesão de partidos políticos da esquerda francesa e dos principais sindicatos do país.

Na capital francesa, personalidades do mundo artístico, políticos e ativistas se uniram às manifestações junto aos milhares de pessoas que se concentraram na praça da República, 50 mil segundo os organizadores, 12 mil segundo a Polícia.

Entre eles estava o prefeito socialista de Paris, Bertrand Delanoë, que representará seu partido junto a destacados dirigentes de partidos da extrema-esquerda francesa, da mesma forma que o líder dos Verdes, Cecile Duflot.

A manifestação em Paris foi inaugurada por um grupo de ciganos cujo povoado situado nos arredores da capital francesa foi destruído pelas autoridades no mês passado.
Levando cartazes com lemas como "Não à política desumana de Sarkozy", os manifestantes mostraram sua rejeição à política do Governo.

Havia, no entanto, poucos ciganos entre os manifestantes, já que eles têm protesto marcado em Paris para o próximo dia 15.

Inúmeros cartazes e clamores de repúdio acusavam de xenofobia a política de Sarkozy, a quem acusam de culpar os ciganos pelos males da sociedade.

O presidente intensificou a deportação e o desmantelamento de acampamentos ciganos em razão dos distúrbios que ocorreram na cidade de Saint-Aignan (centro do país) em julho passado, depois que um cigano morreu durante perseguição policial.
Desde então, o Governo francês repatriou cerca de mil de ciganos a seus países de origem e desmantelou acampamentos, uma política que gerou enorme polêmica na França e no mundo.

Fonte :  http://www.vermelho.org.br/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CHARGE DA SEMANA

Charge que demonstra a atitude de muitos de nós hoje em dia. Recriminamos pessoas que são racistas ou que possuem preconceitos étnicos, mas não abrimos os olhos para ver nossos próprios preconceitos. O preconceito não é somente o racismo, é toda prática que discrimina ou ridiculariza qualquer tipo de pessoa.

sábado, 4 de setembro de 2010

Mudanças no blog!

Teremos novidades no blog em breve, o quadro "Personalidade da Semana" vai dar uma "parada" e terá início um novo quadro, chamado "O preconceito não tão abordado...", no qual irá explicar e abordar um tipo de preconceito que não é mostrado geralmente na mídia, mas que existe e devemos combate-lo. O primeiro post vai ser no próximo sábado.

PERSONALIDADE DA SEMANA(Contra o Preconceito)

OPRAH WINFREY
Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de janeiro de 1954) é uma apresentadora de televisão e atriz norte-americana, vencedora de múltiplos Emmys pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana. 

Foi uma menina pobre, gorducha e rejeitada, que resolveu enfrentar o destino com muitos sonhos na cabeça e nenhum centavo no bolso.
Hoje está na lista dos bilionários, fortuna estimada em US$2.4 bilhões, sendo a primeira mulher negra a entrar na lista.

Seu talk show é o mais assistido há mais de 20 anos,Tudo porque ela trata banalidades e temas polêmicos com a mesma emoção e envolvimento de quem bate um papo entre amigos.

"Tive uma infância complicada, fui violentada, batalhei muito, relacionei-me com homens que me fizeram mal, vivo fazendo dieta e não tenho vergonha de declarar tudo pessoalmente", conta sem titubear.
Lutou contra o preconceito e conseguiu realizar seus sonhos.
Esta foi a personalidade da seamana.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Preconceito, tô fora!

Infelizmente não conseguimos terminar nosso vídeo a tempo para esta quarta-feira, está ainda em finalização e certamente estará no próximo vídeo da semana. Mas para esta temos um vídeo muito especial e bem feito, ao som de Coldplay, vale a pena assistir...

News - Câmara aprova projeto contra o bullying

A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, por unanimidade, na semana passada, um projeto de lei que prevê ações preventivas contra o bullying escolar no Município. O projeto de lei de número 06/2010, de autoria do vereador Cido Silva (PP), autoriza o poder executivo da cidade a instituir, no calendário oficial do Município, o Dia da Prevenção ao Bullying Escolar, a ser celebrado anualmente na esfera local, entre outras providências.

Conforme Cido Silva, o projeto de lei é uma forma de fortalecer o processo educacional, haja vista os vários efeitos maléficos do bullying no cotidiano escolar. O bullying, em síntese, pode ser caracterizado pela prática intencional e repetitiva de atos agressivos intimidadores, como ofensas verbais, humilhações, exclusão, discriminação e brincadeiras de mau gosto, que deixam marcas e traumas entre os alunos.

Cido Silva argumentou que o bullying é uma preocupação muito grande nas escolas atualmente. Além de afetar os alunos, observa que também deixa os pais muito preocupados. “A alegria dos pais é ver os filhos bem e estudando…”, justificou, acrescentando que o problema afeta o rendimento escolar e acaba atingindo a vida familiar e social das crianças. Nesse sentido, pontua que se trata de um projeto feito pensando na valorização das famílias.

O projeto de lei segue agora para a sanção do prefeito. Devido à importância do assunto, o autor do projeto acredita que não haverá problemas para essa sanção. Cido Silva explicou ainda que a lei, após sancionada, abrangerá todas as escolas de Rondonópolis. Seja no dia a dia escolar ou em atividades/eventos educacionais, ele externou que a medida fomentará a discussão e o enfrentamento do bullying nas unidades educacionais.
Este projeto tinha que estar sendo aprovado em todo o país, não apenas no município de Rondonópolis.