O RACISMO?
Para combater o racismo, é preciso que a vítima não se cale por medo ou timidez. Existem diferentes formas de denunciar o racismo. A maneira mais comum é prestar queixa na delegacia policial mais próxima.
Além disso, no Brasil existem 65 instituições de apoio para prestar queixa sobre qualquer tipo de discriminação racial. O estado que tem mais entidades é São Paulo, com 24. As instituições são as mais variadas: sindicatos, partidos políticos, igrejas, grêmios e centros de pesquisa universitária, sendo que a maioria são Organizações não Governamentais (Ongs).
É importante que as pessoas afetadas busquem orientação nas delegacias e instituições voltadas para a temática. Além disso, existem ferramentas para quem quiser denunciar um ato de discriminação sem se expor. Uma delas é o site denunciar.org.br, que recebe denúncias anônimas não só de discriminação racial, como de pornografia infantil e violações dos direitos humanos, repassando às autoridades.
Uma outra alternativa é o telefone do Disk Racismo é (0xx21) 3399-1300, situado no Rio de Janeiro. Entretanto, mesmo a pessoa estando em outro estado, pode utilizar tal serviço. A denúncia será encaminhada.
FONTE: Inclusão Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário