Powered By Blogger

sábado, 11 de setembro de 2010

O preconceito não tão abordado...

...contra obesos
Levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizado pela Toledo & Associados aponta que comprar roupas, subir escadas, amarrar sapatos, são algumas dificuldades encontradas pelos obesos no País, que ainda sofrem com preconceito em transportes públicos, no trabalho, na escola, entre outro lugares. O levantamento revela números surpreendentes sobre obesidade, que vem crescendo vertiginosamente no mundo. Atualmente, 3% da população brasileira é composta por obesos mórbidos, sendo 4% de mulheres e 2% de homens, com grande penetração nas classes A e E. Outra comprovação é de que mais da metade da população está com sobrepeso.

O estudo apurou dados sobre comportamento e hábitos dos indivíduos com grau elevado de obesidade, revelando preconceito e dificuldades por que passam no dia-a-dia. 73% dos entrevistados disseram ter alguma dificuldade em realizar atividades cotidianas como comprar roupas (53%), praticar esportes (42%), subir escadas (38%), amarrar sapatos (35%), passar em roletas (17%), entre outros dados. A dimensão da pesquisa permitiu que fossem mapeados dados de indivíduos com sobrepeso, obesidade leve e moderada. Esses números tornam-se mais preocupantes quando se sabe que 66% dos indivíduos com sobrepeso estão na faixa etária entre 18 e 25 anos.

Além de passarem por dificuldades cotidianas, os obesos enfrentam um problema ainda mais grave: o preconceito. Segundo a pesquisa, os locais mais freqüentes são: transportes em geral (31%), escola e trabalho (28%), em casa (26%), entre outros. No caso de obesos mórbidos o preconceito em transportes chega a 52%. A pesquisa foi realizada em 2.179 residências de municípios espalhados pelo País. Foram entrevistadas pessoas de todas as classes, com idades entre 18 e 65 anos.
MAS POR QUÊ?
Um dos grandes problemas enfrentados pelos obesos nos dias de hoje, além dos já citados com relação às doenças, é a discriminação criada pela visão estética do apelo social "dito" moderno. A moda, a mídia e tudo o mais é, na atualidade voltada ao corpo escultural. Como isso, o gordinho acaba sendo visto como uma pessoa preguiçosa, que não gosta de fazer exercício e está acima do peso porque quer gerando um certo preconceito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário