Milhares de pessoas saíram neste sábado às ruas de cidades francesas e de outros países da Europa para expressar indignação pelas deportações de ciganos decretadas pelo presidente Nicolas Sarkozy, a quem culpam de propagar a xenofobia com essas políticas.
Paris foi o epicentro de um dia de mobilização que se estendeu por inúmeras cidades francesas, às quais se somaram concentrações em frente a embaixadas e consulados em algumas capitais da União Europeia (UE).
Os protestos foram convocados por ONGs e contaram com a adesão de partidos políticos da esquerda francesa e dos principais sindicatos do país.
Na capital francesa, personalidades do mundo artístico, políticos e ativistas se uniram às manifestações junto aos milhares de pessoas que se concentraram na praça da República, 50 mil segundo os organizadores, 12 mil segundo a Polícia.
Entre eles estava o prefeito socialista de Paris, Bertrand Delanoë, que representará seu partido junto a destacados dirigentes de partidos da extrema-esquerda francesa, da mesma forma que o líder dos Verdes, Cecile Duflot.
A manifestação em Paris foi inaugurada por um grupo de ciganos cujo povoado situado nos arredores da capital francesa foi destruído pelas autoridades no mês passado.
Levando cartazes com lemas como "Não à política desumana de Sarkozy", os manifestantes mostraram sua rejeição à política do Governo.
Havia, no entanto, poucos ciganos entre os manifestantes, já que eles têm protesto marcado em Paris para o próximo dia 15.
Inúmeros cartazes e clamores de repúdio acusavam de xenofobia a política de Sarkozy, a quem acusam de culpar os ciganos pelos males da sociedade.
O presidente intensificou a deportação e o desmantelamento de acampamentos ciganos em razão dos distúrbios que ocorreram na cidade de Saint-Aignan (centro do país) em julho passado, depois que um cigano morreu durante perseguição policial.
Desde então, o Governo francês repatriou cerca de mil de ciganos a seus países de origem e desmantelou acampamentos, uma política que gerou enorme polêmica na França e no mundo.
Fonte : http://www.vermelho.org.br/
Fonte : http://www.vermelho.org.br/


Nenhum comentário:
Postar um comentário