Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

News - Loura e linda, modelo (sem mão) posa de lingerie em campanha anti-preconceito

Quantas anda o seu preconceito? A foto da sensual e charmosa designer gráfica Tanja Kiewitz, de 35 anos, com um sorriso e olhos luminosos, provoca uma reação imediata de surpresa – e, certamente, alguns sentimentos que tentamos afastar. Tanja diz ter decidido posar de roupa íntima numa campanha na Bélgica cujo objetivo é combater a discriminação da sociedade contra pessoas como ela, que têm algum tipo de deficiência física. Da noite para o dia, começou a receber pedidos de entrevista em toda a Europa.

O anúncio do sutiã preto diz o seguinte: “olhe-me nos olhos… eu disse nos olhos”.

A campanha é de uma ONG dedicada a alertar para os problemas vividos na França e na Bélgica por pessoas incapacitadas parcialmente, chamada CAP48.

Elas não querem que a sociedade sinta pena ou vire os olhos ou tente não enxergar. Querem, isso, sim, que a sociedade se equipe, mentalmente, para aceitá-las como são e lhes dê oportunidade para se realizarem pessoalmente e profissionalmente.

Tanja disse que a repercussão foi imensa depois que sua foto apareceu em revistas e que a maioria das reações “foi positiva, muito positiva”. Ela está aturdida com o sucesso repentino por ter exibido algo que em muita gente provoca incômodo.

Pessoalmente, acho admirável a coragem de Tanja de se expor. Afinal, preconceituosos sofrem de uma deficiência invisível e disfarçada.


Fonte: Época


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

News - Bolívia anuncia que liderará luta mundial contra o racismo


O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou hoje
 que seu país liderará a luta a nível mundial contra o racismo e a discriminação.

Em um ato conmemorativo pela o aniversário 87 da Força Aérea, o mandatário assinalou que esse flagelo faz dano e divide a todos os povos no orbe.

Na passada sexta-feira, Morais promulgou uma lei contra o racismo e todo tipo de discriminação, que tem recebido o respaldo de organismos internacionais de Direitos Humanos e da Organização de Nações Unidas. Também o estadista tem explicado que a lei é educativa e preventiva, em resposta a protestos de alguns meios de comunicação e suas associações de proprietários, que consideram dois artigos como obstáculos à liberdade de expressão.

Nesta terça-feira, em um encontro com corresponsales internacionais, Morais reiterou que a liberdade de expressão não pode ser utilizado para promover manifestações racistas e discriminatorias e que agora o que corresponde é regulamentar a lei.

Lamentou que diretores da Associação Nacional da Imprensa se tenham negado a participar enel processo de deliberaciones sobre essa norma e que os trabalhadores de vários meios não defendam seus mais elementares direitos e coincidam em recusar a medida, como critério de seus padrões.

Em outra parte de seu discurso ante os integrantes de força-a área, Morais disse estar convencido de que o racismo chegou a América Latina o 12 de outubro de 1492, faz 518 anos, pelo qual essa ou prática é uma herança colonial difícil de erradicar, mas há que começar ao fazer", remarcou.

A Constituição Política do Estado promulgada em fevereiro de 2009 estabelece com clareza que todos os bolivianos são iguais e com os mesmos direitos, pelo que nenhum pode ser vítima da discriminação e o racismo de uns para outros, agregou.

Ao referir à importância que assume a participação dos militares no atual processo de mudança, precisou que a instituição militar é do povo e está ao serviço de todos os bolivianos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Bullying, você é mais forte que isto!

Agora um vídeo feito por mais integrantes do colégio com o intuito de mostrar que o bullying existe pelo preconceito que temos com certas pessoas, e como todos sabemos, chegou a hora de combate-lo de forma inteligente, vídeo de alerta para aqueles que praticam o bullying, Vale a Pena Assitir!

sábado, 2 de outubro de 2010

O preconceito não tão abordado...

...contra índios
O preconceito contra o índio é um dos modos de descriminação mais fortes e agressivos do Brasil. Nas cidades próximas às reservas, é um problema ainda mais acentuado. Os xinguanos, que se mantêm mais afastados não sofrem tão diretamente com o problema. Os Xavante, no entanto, tem suas terras mais próximas.
Além disso, a etnia conseguiu reconquistar boa parte de seu território depois de um processo de luta que existe ainda hoje contra forças políticas e grandes proprietários locais.
MAS POR QUÊ?
A desinformação, os equívocos e os pré-conceitos que motivam a violência cultural contra os povos indígenas, resultam das idéias eurocêntricas de "civilização", do etnocentrismo cultural e da concepção evolucionista da História, onde, no presente, os indígenas são classificados como "primitivos", possuidores de expressões culturais exóticas ou folclóricas ainda preservadas, mas que determinadas a serem engolidas pelo "progresso" da nossa sociedade capitalista.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Cores


Diferentes cores de cabelo, de pele, roupas, não importa, somos todos iguais e temos os mesmos direitos.
O vídeo é baseado nesta ideia acompanhado de uma divertida música espanhola.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como combater?

O RACISMO?

Para combater o racismo, é preciso que a vítima não se cale por medo ou timidez. Existem diferentes formas de denunciar o racismo. A maneira mais comum é prestar queixa na delegacia policial mais próxima.

Além disso, no Brasil existem 65 instituições de apoio para prestar queixa sobre qualquer tipo de discriminação racial. O estado que tem mais entidades é São Paulo, com 24. As instituições são as mais variadas: sindicatos, partidos políticos, igrejas, grêmios e centros de pesquisa universitária, sendo que a maioria são Organizações não Governamentais (Ongs).

É importante que as pessoas afetadas busquem orientação nas delegacias e instituições voltadas para a temática. Além disso, existem ferramentas para quem quiser denunciar um ato de discriminação sem se expor. Uma delas é o site denunciar.org.br, que recebe denúncias anônimas não só de discriminação racial, como de pornografia infantil e violações dos direitos humanos, repassando às autoridades.

Uma outra alternativa é o telefone do Disk Racismo é (0xx21) 3399-1300, situado no Rio de Janeiro. Entretanto, mesmo a pessoa estando em outro estado, pode utilizar tal serviço. A denúncia será encaminhada.


FONTE: Inclusão Social

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Navegando...(Blog ou Twitter?)

Um garoto não quer saber mais de twitter, justificando com que a internet produz cérebros sob medida para mentes superficiais.
Mas não podemos também cortar todas as ferramentas de relacionamentos na internet, elas são muito essenciais quando se trata de amigos ou até mesmo de comunicação. Nós só precisamos ter os cuidados para não caírmos em besteiras, comentado no texto abaixo. Por isso, nunca tome medidas drásticas demais, podem ser piores pra você. (:


 

Navegando...(Por que pesquisar isto?/O google)

Antes de pesquisarmos algo, devemos nos perguntar o porque. Por quê? Para nós não sermos enganados, para termos segurança no que acessamos e para nós não ficarmos falando notícias falsas e mentirosas. Por isso na hora de pesquisar devemos perguntar QUEM?, POR QUÊ?, O QUÊ?, QUANDO? e ONDE?.

E o google está totalmente relacionado a isto. Quando buscamos informações no google, não temos estes cuidados, o que é errado. Isto pode afetar nosso conhecimento e nos prejudicarmos.

Claro que restringir o computador em casa é uma medida muito drástica, mas temos de ter estes cuidados, sempre, até aqui neste blog, por exemplo.

Navegando...(Pesquisa na Rede/Conteúdos Inadequados)

Às vezes pensamos que procurar informações na internet é mais rápido à procurar em livros. Será?
Pesquisas e testes foram feitos e nos revelaram que a enciclopédia na biblioteca é muito mais eficiente que procurar em sites de busca.
O que falta hoje é mais esforço, vontade em procurar coisas do livros, acumular conhecimento.
Nosso trabalho é baseado em informações da net sim, mas não deixamos de usar um livro sobre o tema preconceito.
Já os 4 passos para evitar crianças de acessarem conteúdos inadequados são: o diálogo, o controle, a escola e a presença.(Fonte:Rosilei Vilas Boas). Estes quatro elementos são essenciais para aumentar a confiança dos pais em seus filhos.

Avaliação

Nome Completo: Gabriel Caride Gomes/ 9m2

Pesquisa e mapa: (x)sim ( )não

Postagens e comentarios constantes e adequados: (x)sim ( ) não

Enquete: (x)sim ( ) não

Template, desing e layout: (x)sim ( ) não

Conclusão e relação da arte com a temática da pesquisa: (x)sim ( ) não

Jogo ou entreterimento: (x)sim ( ) não


Nome : Pedro Henrique de Medeiros - 9M2

Postagens e comentários constantes e adequados (x)sim ( )não

Enquete (x) sim ( ) não

Template, Desing e layout ( ) sim (x) não

Conclusão e relação da arte com a temática de pesquisa (x) sim ( ) não

Jogo ou entretenimento (x) sim ( ) não

Nome : Felipe Nunes dos Santos - 9M2
Postagens e comentários constantes e adequados (x)sim ( )não

Enquete (x) sim ( ) não
Template, Desing e layout ( ) sim (x) não

Conclusão e relação da arte com a temática de pesquisa (x) sim ( ) não

Jogo ou entretenimento (x) sim ( ) não




domingo, 26 de setembro de 2010

O preconceito não tão abordado...

...contra idosos
"Os velhos não servem pra nada. São um peso para a família!" "Não tenho paciência com a minha avó!" Frases como essas eram comuns entre os jovens de 13 a 15 anos das turmas de 7ª série da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Timóteo, região do Vale do Aço de Minas Gerais.

O preconceito contra o idoso está presente nessa sociedade e, com freqüência, é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo.

Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria. De forma oposta, no ocidente, é notado pela alteração de algumas funções orgânicas. O próprio adjetivo “velho” nos dicionários figura como: obsoleto, antiquado e gasto pelo uso, mas esquecemos que na linguagem coloquial “meu velho” traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo – este é o real significado do envelhecimento.
Esse é mais um desafio para a sociedade brasileira. Vejo com otimismo as iniciativas e as campanhas de marketing dirigidas ao cidadão da terceira idade, que denotam a inserção do idoso no prazer de consumir, de seguir moda, de ter produtos voltados às suas necessidades, de ter acesso ao crédito - sem críticas, sem marginalização e com muito respeito.
MAS POR QUÊ?
No Brasil, não respeitamos os mais velhos. Em outras culturas, a idoso é visto como sábio. Aqui na nossa terra, o idoso é visto como iválido, ultrapassado, careta e etc.
Antigamente os idosos recebiam uma atenção melhor de seus filhos. Hoje em dia, os filhos já não têm mais aquele amor, ou pelo menos, afeto pelos idosos.
Nossa cultura valoriza muito a juventude, pelo histórico de país jovem e, sobretudo, por conta dos recentes estudos que apontam o grande potencial de consumo dos adolescentes.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Navegando e Naufragando - (Internet nas Escolas/Aula de Biblioteca)

A importância da internet na Escola

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós.

Não é preciso nós evitarmos a internet, mas temos que fazer a diferença entre o material no papel e o que você encontra nos sites de internet.

Mas o que preocupa as escolas são a falta de esforço de procurar informações  nos livros e nas bibliotecas.
O estudante deve tanto pesquisar informações nos seus livros quanto na internet, algo que não pode virar um vício.
Por isso as escolas prescisam conscientizar seus alunos sobre a importância dos livros.
Nosso trabalho, por exemplo, é uma mistura entre o conhecimento que nós tivemos nas escolas e a pesquisa da internet.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Preconceito contra idosos?

Vídeo que mostra para as pessoas que têm preconceito com idosos o quanto importante é aproveitar a vida, e para o próprio idoso acabar com o seu julgamento de que não tem mais idade para se divertir.
Para aproveitar a vida não há limites de idade! Vale a pena assistir! 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mudanças no blog!

Ontem não foi postado o quadro CHARGE DA SEMANA e este não será mais produzido. Em seu lugar estreará o quadro "Como combatemos?", que irá ser postado na próxima segunda-feira.

sábado, 18 de setembro de 2010

O preconceito não tão abordado...

...contra portadores de HIV

Apesar das constantes campanhas de conscientização sobre a Aids e as formas de contágio, o preconceito contra pessoas soropositivas ainda persiste, até mesmo nos núcleos familiares.

É o que mostra uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde. Foram ouvidas 8 mil pessoas em todas as regiões do país.

A responsável técnica pelo Programa Estadual DST/AIDS no Rio Grande do Norte, Carla Glenda Souza, reconhece que a doença ainda é um estigma social. "Entretanto, não podemos deixar de lutar”, diz.

Segundo ela, o primeiro caso de Aids no estado foi registrado em 1983, há 25 anos. Mesmo depois desse tempo todo ainda há muita desinformação das pessoas em relação à doença.
“Apesar das campanhas de esclarecimento realizadas, ainda existem muitas pessoas que acham que é possível contrair a doença através da picada de um mosquito”.

Glenda Souza esclarece que o "portador pode conviver normalmente com a sociedade sem oferecer risco”.
Em relação ao tratamento, Carla Glenda destaca que os avanços são significativos. “Avançamos no medicamento e na assistência das ações sociais voltadas para a população”.
MAS POR QUÊ?
Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos.
Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção deve se tornar um hábito diário de nossas vidas.




segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mapa Conceitual - Preconceito

CHARGE DA SEMANA

Respeito...


O QUE É?
O respeito juntamente denota um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento especifico de consideração pelas qualidades reais do respeitado (Ex: Eu respeito o julgamento dela). Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito.
Precisamos ter respeito ao próximo!

FRASES

"Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito." (Joseph Joubert)

"É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei."(Henry David Thoreau)

"Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por sí próprios." (Leon Trotsky)

"O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão." (Karl Marx)

sábado, 11 de setembro de 2010

O preconceito não tão abordado...

...contra obesos
Levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizado pela Toledo & Associados aponta que comprar roupas, subir escadas, amarrar sapatos, são algumas dificuldades encontradas pelos obesos no País, que ainda sofrem com preconceito em transportes públicos, no trabalho, na escola, entre outro lugares. O levantamento revela números surpreendentes sobre obesidade, que vem crescendo vertiginosamente no mundo. Atualmente, 3% da população brasileira é composta por obesos mórbidos, sendo 4% de mulheres e 2% de homens, com grande penetração nas classes A e E. Outra comprovação é de que mais da metade da população está com sobrepeso.

O estudo apurou dados sobre comportamento e hábitos dos indivíduos com grau elevado de obesidade, revelando preconceito e dificuldades por que passam no dia-a-dia. 73% dos entrevistados disseram ter alguma dificuldade em realizar atividades cotidianas como comprar roupas (53%), praticar esportes (42%), subir escadas (38%), amarrar sapatos (35%), passar em roletas (17%), entre outros dados. A dimensão da pesquisa permitiu que fossem mapeados dados de indivíduos com sobrepeso, obesidade leve e moderada. Esses números tornam-se mais preocupantes quando se sabe que 66% dos indivíduos com sobrepeso estão na faixa etária entre 18 e 25 anos.

Além de passarem por dificuldades cotidianas, os obesos enfrentam um problema ainda mais grave: o preconceito. Segundo a pesquisa, os locais mais freqüentes são: transportes em geral (31%), escola e trabalho (28%), em casa (26%), entre outros. No caso de obesos mórbidos o preconceito em transportes chega a 52%. A pesquisa foi realizada em 2.179 residências de municípios espalhados pelo País. Foram entrevistadas pessoas de todas as classes, com idades entre 18 e 65 anos.
MAS POR QUÊ?
Um dos grandes problemas enfrentados pelos obesos nos dias de hoje, além dos já citados com relação às doenças, é a discriminação criada pela visão estética do apelo social "dito" moderno. A moda, a mídia e tudo o mais é, na atualidade voltada ao corpo escultural. Como isso, o gordinho acaba sendo visto como uma pessoa preguiçosa, que não gosta de fazer exercício e está acima do peso porque quer gerando um certo preconceito.







quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Preconceito?

Finalmente o vídeo que nós produzimos ficou pronto e agora viabilizado para todos assistirem, ontem não deu pra postar. É um vídeo de alerta sobre a situação do mundo, um apelo para a melhora do planeta. Vale a pena assistir!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

News - Milhares de franceses protestam contra deportação de ciganos

Milhares de pessoas saíram neste sábado às ruas de cidades francesas e de outros países da Europa para expressar indignação pelas deportações de ciganos decretadas pelo presidente Nicolas Sarkozy, a quem culpam de propagar a xenofobia com essas políticas.

Paris foi o epicentro de um dia de mobilização que se estendeu por inúmeras cidades francesas, às quais se somaram concentrações em frente a embaixadas e consulados em algumas capitais da União Europeia (UE).

Os protestos foram convocados por ONGs e contaram com a adesão de partidos políticos da esquerda francesa e dos principais sindicatos do país.

Na capital francesa, personalidades do mundo artístico, políticos e ativistas se uniram às manifestações junto aos milhares de pessoas que se concentraram na praça da República, 50 mil segundo os organizadores, 12 mil segundo a Polícia.

Entre eles estava o prefeito socialista de Paris, Bertrand Delanoë, que representará seu partido junto a destacados dirigentes de partidos da extrema-esquerda francesa, da mesma forma que o líder dos Verdes, Cecile Duflot.

A manifestação em Paris foi inaugurada por um grupo de ciganos cujo povoado situado nos arredores da capital francesa foi destruído pelas autoridades no mês passado.
Levando cartazes com lemas como "Não à política desumana de Sarkozy", os manifestantes mostraram sua rejeição à política do Governo.

Havia, no entanto, poucos ciganos entre os manifestantes, já que eles têm protesto marcado em Paris para o próximo dia 15.

Inúmeros cartazes e clamores de repúdio acusavam de xenofobia a política de Sarkozy, a quem acusam de culpar os ciganos pelos males da sociedade.

O presidente intensificou a deportação e o desmantelamento de acampamentos ciganos em razão dos distúrbios que ocorreram na cidade de Saint-Aignan (centro do país) em julho passado, depois que um cigano morreu durante perseguição policial.
Desde então, o Governo francês repatriou cerca de mil de ciganos a seus países de origem e desmantelou acampamentos, uma política que gerou enorme polêmica na França e no mundo.

Fonte :  http://www.vermelho.org.br/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CHARGE DA SEMANA

Charge que demonstra a atitude de muitos de nós hoje em dia. Recriminamos pessoas que são racistas ou que possuem preconceitos étnicos, mas não abrimos os olhos para ver nossos próprios preconceitos. O preconceito não é somente o racismo, é toda prática que discrimina ou ridiculariza qualquer tipo de pessoa.

sábado, 4 de setembro de 2010

Mudanças no blog!

Teremos novidades no blog em breve, o quadro "Personalidade da Semana" vai dar uma "parada" e terá início um novo quadro, chamado "O preconceito não tão abordado...", no qual irá explicar e abordar um tipo de preconceito que não é mostrado geralmente na mídia, mas que existe e devemos combate-lo. O primeiro post vai ser no próximo sábado.

PERSONALIDADE DA SEMANA(Contra o Preconceito)

OPRAH WINFREY
Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de janeiro de 1954) é uma apresentadora de televisão e atriz norte-americana, vencedora de múltiplos Emmys pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana. 

Foi uma menina pobre, gorducha e rejeitada, que resolveu enfrentar o destino com muitos sonhos na cabeça e nenhum centavo no bolso.
Hoje está na lista dos bilionários, fortuna estimada em US$2.4 bilhões, sendo a primeira mulher negra a entrar na lista.

Seu talk show é o mais assistido há mais de 20 anos,Tudo porque ela trata banalidades e temas polêmicos com a mesma emoção e envolvimento de quem bate um papo entre amigos.

"Tive uma infância complicada, fui violentada, batalhei muito, relacionei-me com homens que me fizeram mal, vivo fazendo dieta e não tenho vergonha de declarar tudo pessoalmente", conta sem titubear.
Lutou contra o preconceito e conseguiu realizar seus sonhos.
Esta foi a personalidade da seamana.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Preconceito, tô fora!

Infelizmente não conseguimos terminar nosso vídeo a tempo para esta quarta-feira, está ainda em finalização e certamente estará no próximo vídeo da semana. Mas para esta temos um vídeo muito especial e bem feito, ao som de Coldplay, vale a pena assistir...

News - Câmara aprova projeto contra o bullying

A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, por unanimidade, na semana passada, um projeto de lei que prevê ações preventivas contra o bullying escolar no Município. O projeto de lei de número 06/2010, de autoria do vereador Cido Silva (PP), autoriza o poder executivo da cidade a instituir, no calendário oficial do Município, o Dia da Prevenção ao Bullying Escolar, a ser celebrado anualmente na esfera local, entre outras providências.

Conforme Cido Silva, o projeto de lei é uma forma de fortalecer o processo educacional, haja vista os vários efeitos maléficos do bullying no cotidiano escolar. O bullying, em síntese, pode ser caracterizado pela prática intencional e repetitiva de atos agressivos intimidadores, como ofensas verbais, humilhações, exclusão, discriminação e brincadeiras de mau gosto, que deixam marcas e traumas entre os alunos.

Cido Silva argumentou que o bullying é uma preocupação muito grande nas escolas atualmente. Além de afetar os alunos, observa que também deixa os pais muito preocupados. “A alegria dos pais é ver os filhos bem e estudando…”, justificou, acrescentando que o problema afeta o rendimento escolar e acaba atingindo a vida familiar e social das crianças. Nesse sentido, pontua que se trata de um projeto feito pensando na valorização das famílias.

O projeto de lei segue agora para a sanção do prefeito. Devido à importância do assunto, o autor do projeto acredita que não haverá problemas para essa sanção. Cido Silva explicou ainda que a lei, após sancionada, abrangerá todas as escolas de Rondonópolis. Seja no dia a dia escolar ou em atividades/eventos educacionais, ele externou que a medida fomentará a discussão e o enfrentamento do bullying nas unidades educacionais.
Este projeto tinha que estar sendo aprovado em todo o país, não apenas no município de Rondonópolis.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

News - Jovem muda visual e ganha prêmio odontológico

Durante muitos anos, Eva Hulme evitou espelhos e foi vítima de bullying nas escolas, onde era chamada de "aberração de circo". Agora, após a transformação no visual com um demorado tratamento dentário pago pelo Estado, a jovem de 16 anos, da cidade de Nantwich (Inglaterra), não apenas deixou para trás o passado de dor e humilhação, como também venceu o prêmio "Contra Todas as Probabilidades 2010", da Sociedade Ortodôntica Britânica, que exalta pessoas que conseguiram se transformar e mudar radical e surpreendentemente de vida. Veja:
"Às vezes parecia que isso nunca terminaria. Mas agora estou feliz e segura", disse Eva, chamada de "sorriso vencedor" pela Sociedade Ortodôntica Britânica. Eva, que está estudando moda, faturou o equivalente 2.040 reais de premiação.

Fonte: O GLOBO

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A ONU...


Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
Os objetivos principais da ONU definidos pela Carta das Nações Unidas são:
- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;


- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;

- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;

- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.

A ONU, após aprovação pelo Conselho de Segurança, envia forças de manutenção da paz para regiões onde conflitos armados foram cessados ou pausados recentemente para fazer cumprir os termos dos acordos de paz e para evitar que os combatentes retomem as hostilidades. Como a ONU não mantém suas próprias forças armadas, forças de paz são fornecidas voluntariamente pelos Estados-Membros da ONU. As forças, também chamadas de "capacetes azuis", da ONU que cumprir acordos são celebradas com Medalhas das Nações Unidas, que são consideradas condecorações internacionais, em vez de condecorações militares. A força de paz como um todo recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1988.

Além disso ajuda com assistência humanitária.
Mas sabemos que a Organização não é tão perfeirta, os cinco países que são permanentes, EUA, China, França, Rússia e Inglaterra, são os países que mais lucram com a indústria de armas.




CHARGE DA SEMANA

Charge que demonstra que nós devemos combater, claro que de forma pacífica, mas inteligentemente para derrubarmos essa prática horrenda.

sábado, 28 de agosto de 2010

PERSONALIDADE DA SEMANA(Contra o Preconceito)

ANGELINA JOLIE
Angelina Jolie (Los Angeles, 4 de Junho de 1975) é uma atriz estadunidense como todos sabem, vencedora de um Oscar, dois Screen Actors Guild Awards, e três Prêmios Globos de Ouro.
Ela tem sido citada como uma das pessoas mais atraentes do mundo, bem como a "mulher mais bonita" do mundo, títulos para os quais ela tem recebido atenção da mídia.
Divorciada dos atores Jonny Lee Miller e Billy Bob Thornton, Jolie vive com o ator Brad Pitt, em uma relação que tem atraído a atenção da mídia mundial. Jolie e Pitt têm três filhos adotivos, Maddox, Pax, e Zahara, bem como três filhos biológicos, Shiloh, Knox e Vivienne.

A atriz adotou seus filhos de diversas nacionalidades, o Maddox nasceu em Camboja, o Pax no Vietnã e a Zahara na Etiópia. Uma atitude pura e prova de que Jolie não possui preconceito racial, além de ser assumidamente bissexual.

Jolie promove causas humanitárias, e é conhecida por seu trabalho com refugiados como embaixadora da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Esta foi a personalidade da semana.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

News - Faixa racista pode prejudicar candidatura russa para Copa de 2018

Segundo o jornal inglês “The Sun”, uma faixa racista exposta por torcedores russos na partida entre Lokomotiv Moscou e West Brom pode prejudicar a candidatura do país a sede da Copa do Mundo de 2018.
Os torcedores do Lokomotiv Moscou levaram faixas ofensivas ao jogador nigeriano Peter Odemwingie, contratado pelo West Brom. O atacante assinou com o clube inglês na semana passada. Uma das faixas tinha uma banana e um agradecimento ao West Brom por ter contratado o jogador.
O Ministro dos Esportes da Inglaterra, Hugh Robertson, criticou a atitude. "O racismo não tem lugar no futebol ou no desporto em geral. Mas se houver provas de que tenha tido lugar, espero que as autoridades competentes adotem uma linha dura", disse ao jornal.
Autoridades russas afirmaram se tratar de uma piada. Um porta-voz da embaixada russa em Londres afirmou que não vê razão para dramatizar o assunto. “Na gíria estudantil russa, “tomar uma banana” significa falhar em uma prova e Odemwingie era criticado pelos torcedores”.
O presidente da Federação de Torcedores de Futebol, Kevin Miles, também criticou o ato de racismo. "Eu não posso ver como um país com esse tipo de preconceito pode ser seriamente considerado adequado para receber uma Copa do Mundo".
Grupos de militantes anti-racismo também questionaram as reivindicações da Rússia para sediar o Mundial. Eles pediram que a Fifa ignore a candidatura russa e que as autoridades russas investiguem o ato de racismo.
Fonte: Abril Esportes

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

VÍDEO DA SEMANA - Retrato sobre o preconceito

Vídeo Sensacional que explica e retrata todos os tipos de preconceitos, além de ressaltar da necessidade de um mundo melhor para todos. O melhor vídeo da semana até agora. Vale a pena assistir!
O próximo vídeo da semana vai ser elaborado por nós e postado na próxima quarta.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

News - França cede à xenofobia contra ciganos do Leste europeu

Está a decorrer, em França, a peregrinação de ciganos e nómadas ao santuário mariano de Lourdes, com a trasladação da imagem de Nossa Senhora dos Ciganos.
É já a 54.ª peregrinação anual dos ciganos, que, este ano, coincide com a expulsão de ciganos vindos de países do Leste europeu. Nossa Senhora dos Ciganos peregrinou por toda a França e, depois de amanhã, estará presente na Gruta de Lourdes, durante a missa presidida pelo bispo de Vannes, responsável da pastoral dos nómadas, D. Raymond Centène, com a participação de oito mil ciganos.
Recorda-se que, nos finais da 2ª Guerra Mundial, uma família de ciganos evitou um acidente mortal. A sua carroça chocou contra um caminhão do Exército americano e pegou fogo, mas ninguém ficou ferido. Como prova de agradecimento, o pai de família esculpiu uma imagem de Nossa Senhora, com uma coroa de cobre. Nossa Senhora dos Ciganos sustenta numa das mãos o Menino Jesus e, na outra, uma pequena carroça. É venerada pelos ciganos, especialmente desde que o Papa Paulo VI a abençoou, em 1965. Agora, em Lourdes, pedirão à Senhora dos Ciganos que olhe para o "nosso sofrimento, a nossa miséria" e que continue "nesta terra, connosco na vida".
A decisão do Governo de Nicolas Sarkozy, filho de imigrantes, alega a segurança dos franceses, mas semeia xenofobia, à revelia da legislação europeia. Nossa Senhora dos Ciganos tem de os proteger dessas sanhas persecutórias. É estranho que a pobreza, em vez de ser vencida por todos, abra perseguições, por medo e por recusa da diferença, contra os mais desprotegidos e indefesos. A França não é caso único na Europa.




 


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CHARGE DA SEMANA

A Charge retrata que o preconceito está relacionado com a falta de ética das pessoas. Se o país tivesse mais ética, com certeza o preconceito praticado seria muito menor.

sábado, 21 de agosto de 2010

PERSONALIDADE DA SEMANA(Contra o Preconceito)

VIVIANE SENNA
Viviane Senna da Silva Lalli (São Paulo, 14 de junho de 1958) é uma empresária brasileira. É a irmã do piloto tricampeão mundial Ayrton Senna. É mãe do também piloto Bruno Senna. Ela é presidente da Fundação Ayrton Senna, inaugurada em Londres em junho de 1994 e também do Instituto Ayrton Senna, com sede em São Paulo desde novembro do mesmo ano.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, com especialização em Psicologia Junguiana pelo Instituto Sede Sapientiaes da Universidade Católica, atuou na área de Psicologia Clínica como psicoterapeuta de adultos e crianças e também como supervisora de grupos de formação e aperfeiçoamento de terapeutas.

É a única brasileira membro do grupo Amigos Adultos do Prêmio das Crianças do Mundo ao lado da Rainha Silvia da Suécia, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e José Ramos Horta, Prêmio Nobel da Paz, entre outros.

O Instituto Ayrton Senna fez aumentar para 96% a taxa de aprovação nas escolas públicas beneficiadas e ajuda todas as crianças na educação.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

News - Romênia teme que expulsão de ciganos gere xenofobia

O ministro de Relações Exteriores da Romênia, Teodor Baconschi, disse hoje que ainda espera que a expulsão de ciganos romenos da França seja feita sob os termos da lei. Ele também se diz preocupado com o possível uso político do assunto, bem como com as possíveis consequências discriminatórias para a minoria.
O governo francês programou para a amanhã o primeiro voo fretado que deportará ciganos que viviam em acampamentos ilegais de volta para Romênia e a Bulgária. "Quero expressar minha preocupação pelo risco de uma reação populista e com a geração de reações xenófobas, com uma crise econômica como pano de fundo", disse Baconschi, à rádio RFI.
Em resposta, o ministro das Relações Exteriores da França, Brice Hortefeux, disse que Paris e Bucareste estão colaborando estreitamente na questão. Na semana passada, o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o racismo expressou seu temor com as operações francesas contra os ciganos romenos e búlgaros.  
A ONU também se diz preocupada com outra das propostas do presidente francês Nicolas Sarkozy, de revogar a cidadania francesa de pessoas de origem estrangeira que coloquem em risco a vida dos policiais.
Cristian Boti, um cigano romeno de 24 anos de idade e pai de dois filhos, vive na França desde 2003, passando de um acampamento a outro enquanto ganha a vida recolhendo lixo e sucata. Boti diz que existe muito menos discriminação contra os ciganos na França do que na Romênia. "Se me mandam de volta para Romênia, volto para cá", afirmou, ante a possibilidade de ser deportado.

Fonte: http://www.estadao.com.br/

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

VÍDEO DA SEMANA - A Liga(17/08/10/Discriminação)

O programa A Liga ontem, na TV Bandeirantes, abordou a discriminação como dito aqui no post anterior. Foi uma bela reportagem tratando de todos os tipos de preconceito(negros, homossexuais, soropositivos, roupas simples e etc...). O vídeo dessa semana vai trazer a parte(1) do programa que pessoas comuns tentavam adivinhar as profissões dos indivíduos que viam, apenas julgando a aparência. Muitas delas se enganaram por suas visões preconceituosas.
Quem assistiu ontem sabe que foi um ótimo trabalho de reconhecimento. Para quem não viu, Vale a Pena Assistir.
As outras partes do programa estão disponíveis no youtube. Somente pesquise A LIGA - Discriminação caso deseje vê-las.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Disque contra o preconceito!

Comercial da ALERJ contra o preconceito.
Disque Preconceito: 0800 282 0802

Não perca! - Programa A Liga aborda discriminação

Que as pessoas são julgadas pela aparência, todo mundo já percebeu. A conclusão da pesquisa realizada pelo programa A Liga desta terça, mostra que a discriminação vai além. Cor da pele, homossexualismo, deficiência, religião, são características humanas, porém ocasionam grandes danos aos considerados “diferentes”.
O programa decidiu fazer uma experiência curiosa. Ao juntar sete indivíduos de aparências diversas, pediu para alguns observadores apontarem a profissão de cada observado. As respostas tiveram clara interferência da estética. Preconceito é o que também sofreu o casal Fernando Alcântara e Laci Marinho. Débora acompanhou o ex-militar e o sargento, que passaram por diversos obstáculos ao assumir a homossexualidade no exército. Nesta terça você vai conferir a defesa daqueles que, além de terem que assumir para si mesmo e para a família, devem suportar a pressão constante da sociedade.
A despeito das leis, o programa A Liga mostrará que o respeito completo em relação aos deficientes ainda não existe. A menina Lívia, de nove anos, tem Síndrome de Down e em 2004 foi rejeitada em uma escola normal por causa de sua condição. Mesmo que essa recusa seja crime, o processo que sua mãe lançou sobre a escola não teve resolução até hoje. Felizmente, Lívia está estudando em uma instituição comum, onde é aceita.

O programa A Liga vai ao ar nesta terça, às 22h15, pela Band!



Fonte: Band

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CHARGE DA SEMANA

É claro que a charge retrata de seu modo humorístico a xenofobia praticada por muitos, mas temos de lutar contra esta prática porque xenofobia É UM PRECONCEITO!

domingo, 15 de agosto de 2010

News - ONU acusa França de complacência perante o racismo

A França foi criticada pelo Comité das Nações Unidas para a eliminação da discriminação racial.

Aquela agência da ONU diz que tem faltado vontade política às autoridades, perante o recrudescimento de actos racistas.

Em causa a possibilidade de a França ver a retirar a nacionalidade a cidadãos de origem estrangeira e a operação de desmantelamento de 300 acampamentos de ciganos, como aconteceu em Anglet no sudoeste do país.

Foi o póprio presidente, Nicolas Sarkozy que, em Grenoble, há duas semanas, falou dessa possibilidade:

“A nacionalidade francesa deve poder ser retirada as todas as pessoas de origem estrangeira que tenham voluntariamente atentado contra a vida de um funcionário de polícia ou de um militar da polícia”.

As autoridades dizem que se trata de políticas para garantir as liberdades públicas e o direito à segurança, o primeiro dos direitos do homem.

Um dos 18 especialistas da ONU disse ao jornal Le Monde que existe uma grande contradição, entre a imagem exportada pela França e a realidade do país.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

News - África do Sul: Lei anti-xenofobia em perspectiva

O Ministério da Justiça da África do Sul anunciou estar em preparação uma lei que vai declarar crime a xenofobia, racismo e discursos que incitem à violência no país. Deon Rudman, director-geral adjunto do Desenvolvimento Legislativo, revelou ao Comité Parlamentar de Justiça que a nova lei será submetida, ainda este ano, à Assembleia Nacional, o Parlamento sul-africano.
O jornal sul-africano “Sunday Times”, editado em Joanesburgo, citou Oshara Sewpaul, funcionária envolvida na preparação do novo instrumento legal, a dizer como sendo “muito” urgente a adopção daquela lei, dada a ameaça do retorno da violência xenófoba depois do Mundial de Futebol deste ano.

Acrescentou que a lei vai permitir à Polícia lidar com todo o tipo de actos xenófobos e outras formas de ódio contra estrangeiros no país.
Parece que a Copa do Mundo ajudou a África da Sul a iniciar a solução para seus problemas, evoluindo socialmente.

A xenofobia...

Xenofobia é comumente associado a aversão a outras raças e culturas. É também associado à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais o indivíduo que apresenta a fobia habitualmente não entra em contato e evita. Existem dois tipos de xenofóbicos, os mais extremados, que pregam que todos que possuem cultura e/ou etnia diferentes devem ser exterminados e os xenofóbicos moderados, que pregam que povos com culturas diferentes, não devem imigrar para as terras de seu povo, visando preservar a cultura de seu povo e para garantir que aquilo que seu povo construiu, seja somente de seu povo.


PERSONALIDADE DA SEMANA(Contra o preconceito)

NELSON MANDELA
Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.

Mandela envolveu-se no regime do Apartheid, que negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e econômicos.

Nelson Mandela ficou mais conhecido pelas pessoas logo após à Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Hoje está com 92 anos e segue firme combatendo o preconceito.
Esta foi a personalidade da semana.
  

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Faça isso!


Vamos aprender a combater o racismo!

  •   Podes combater o racismo simplesmente não dizendo para as pessoas negras alguma coisa que as ofenda. Por exemplo, "isso é coisa de preto", "fedor de preto" e etc...

  •   Preste queixa na polícia, através do Ministério Público ou outros órgãos destinados à questão se observar algum tipo de discriminação

  •   Seja o mais solidário possível com alguma pessoa que está sendo discriminada

DIGA NÃO AO PRECONCEITO!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Racismo

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferiridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.

Tipos de Preconceitos no brasil

Tipos de preconceito é o que não falta na sociedade!

Existe preconceito racial (racismo), sexual (machismo), contra gays (homofobia), religioso, contra idosos, contra os pobres, contra deficientes físicos e mentais, contra tipo de comportamento (emos, punks,etc...), contra estrangeiros (esse acontece mais no exterior do que no Brasil), contra pessoas ora do padrão de beleza da sociedade, etc...